- 28/12/2018
Na tarde de 13 de abril aconteceu a escolha do Escolha do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Mirins de São Miguel das Missões para o exercício 2018/2019, na Escola professor João de Oliveira Costa
Um aluno representante de cada escola apresentou seu projeto com o tema Combate a Dengue para autoridades, familiares, professores, diretores e uma banca avaliadora composta pela:
Secretária de Educação de Vitória das Missões Elaine Gubert
Secretária de Educação de Eugênio de Castro Natália Teixeira
Secretária de Saúde de São Miguel das Missões, Fabiane dos Santos Pizolotto
Que avaliaram 3 quesitos: Apresentação do candidato, Aplicabilidade do projeto e Conteúdo do Projeto.
O projeto de escolha de autoridades mirins tem como objetivo oportunizar e despertar o exercício da cidadania nos estudantes e principalmente o conhecimento sobre a função e o funcionamento dos Cargos Municipais, motivando e identificando lideranças estudantis, para formar consciência política sobre a prevalência do interesse público, pois os jovens de hoje poderão ocupar esses cargos futuramente. A educação tem papel fundamental na vida das pessoas e o adulto de hoje é reflexo de seus ensinamentos passados. Se queremos um País mais justo e honesto precisamos investir na formação humana e social de nossos alunos. Também será possível que as autoridades mirins executem ações que busquem melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes e respectivamente das escolas através dos projetos apresentados. Além disso, as crianças são agentes multiplicadores do aprendizado, levando, inclusive, suas experiências até seus pais e demais familiares.
Objetivos do Projeto
Proporcionar um contato direto com a rotina das funções e as responsabilidades das autoridades Municipais, exercendo um verdadeiro ato de cidadania, fortalecendo os ideais de democracia e explorando de forma lúdica a consciência crítica da criança.
– Fortalecer os ideais de democracia
– Integrar as escolas em torno do trabalho para a preservação do meio ambiente.
– Conhecer a rotina e atribuições de trabalho de gestores públicos e do legislativo
Parcerias para a execução do projeto:
– Administração Pública Municipal
– Câmara Municipal de Vereadores
– Secretários Municipais
– Escolas Municipais e Estaduais
Cronograma de execução do projeto iniciou com
1. Lançamento do projeto na escola
2. Elaboração do projeto
3. Escolha dos representantes da escola
4. Apresentação do projeto
5. Divulgação dos eleitos e respectivos cargos: Prefeito Mirim, Vice-prefeito Mirim, Secretários Mirins e Vereadores Mirins
6. Posse das autoridades Mirins
7. Dia de atividade com os estudantes eleitos
8. Presença de autoridades municipais nas escolas, com início do cronograma de visitação no mês de abril
– Participação na Sessão da Câmara de Vereadores
– Um dia na Prefeitura acompanhando a rotina das autoridades
– Participação no Programa de Rádio da Prefeitura
Cada Escola participou com um projeto e um candidato(a).
3. Os candidatos(as) apresentaram o projeto de sua escola .
4. A banca avaliadora escolheu dentre os projetos dois que se destacarem pela aplicabilidade e relevância do tema.
5. O projeto escolhido em 1º primeiro lugar será aplicado nas escolas do município durante o ano letivo de 2018.
6. O (a) aluno(a) que apresentou o projeto será o (a) novo(a) Prefeito(a) Mirim para o exercício 2018/2019.
7. O projeto escolhido em 2º (segundo) lugar será aplicado nas escolas do Município durante o ano letivo de 2019.
8. O(a) aluno(a) representante do 2º (segundo) será o(a) Vice-prefeito(a) Mirim para o exercício 2018/2019.
9. Os(as) demais alunos participantes participarão de um sorteio para as pastas de Secretários Mirins para o exercício 2018/2019.
10. Os alunos que foram segundo colocados na fase escolar ocuparão o cargo de Vereador Mirim e representarão suas escolas em eventos municipais
11. As autoridades Mirins representarão suas escolas em eventos municipais.
12. Em data a ser agendada posteriormente, as Autoridades Mirins despacharão com as autoridades Municipais durante 01 (um) dia, acompanhando-os em seus compromissos, bem como na Sessão da Câmara de Vereadores.
13. A posse das autoridades mirins será dia 26 de abril, às 14 h, no Salão Paroquial.
As autoridades Mirins para os anos de 2018/2019 serão:
Nome |
Escola |
Projeto |
|
Kamily Machado Maciel |
EEEB Pe. Antônio Sepp |
“Dengue aqui, nunca mais” |
Prefeita Mirim |
Letícia da Roza Pinto |
EMEF Dr. Augusto N. Silva |
Conhecer para Prevenir |
Vice-Prefeita Mirim |
Valentina Deves Castro |
EMEF São Martim |
Nossa Escola no combate da Aedes Aegypti |
Secretária de Agricultura |
Ana Caroline Moura Rodrigues |
EMEF Orestes Ghisleni |
Nossa Escola Contra a Dengue |
Secretária Mirim de Saúde e Assistência Social |
Samuel de Brito Faccin |
EEMEF José Cassiano |
Dengue? Nem pensar |
Secretário Mirim de Administração |
Bruno Jeferson dos Santos Machado |
EMEF Eduardo Damião |
Aedes, aqui não |
Secretário Mirim da Fazenda |
Miguel Cassiano Dutra |
EMEF Prof. João de O. Costa |
Pequenas Mudanças Dão Grandes Resultados |
Secretário Mirim de Obras |
Bernardo Correa Albrecht |
EMEF José do Patrocínio |
Vencendo a Dengue |
Secretário Mirim de Educação e Cultura |