ESCOLHA DO PREFEITO, VICE-PREFEITO E SECRETÁRIOS MIRINS

Na tarde de 13 de abril aconteceu a escolha do Escolha do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Mirins de São Miguel das Missões para o exercício 2018/2019, na Escola professor João de Oliveira Costa

Um aluno representante de cada escola apresentou seu projeto com o tema Combate a Dengue para autoridades, familiares, professores, diretores e uma banca avaliadora composta pela:

Secretária de Educação de Vitória das Missões Elaine Gubert

Secretária de Educação de Eugênio de Castro Natália Teixeira

Secretária de Saúde de São Miguel das Missões, Fabiane dos Santos Pizolotto        

Que avaliaram 3 quesitos: Apresentação do candidato, Aplicabilidade do projeto e Conteúdo do Projeto.

O projeto de escolha de autoridades mirins tem como objetivo oportunizar e despertar o exercício da cidadania nos estudantes e principalmente o conhecimento sobre a função e o funcionamento dos Cargos Municipais, motivando e identificando lideranças estudantis, para formar consciência política sobre a prevalência do interesse público, pois os jovens de hoje poderão ocupar esses cargos futuramente. A educação tem papel fundamental na vida das pessoas e o adulto de hoje é reflexo de seus ensinamentos passados. Se queremos um País mais justo e honesto precisamos investir na formação humana e social de nossos alunos. Também será possível que as autoridades mirins executem ações que busquem melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes e respectivamente das escolas através dos projetos apresentados. Além disso, as crianças são agentes multiplicadores do aprendizado, levando, inclusive, suas experiências até seus pais e demais familiares.

Objetivos do Projeto

Proporcionar um contato direto com a rotina das funções e as responsabilidades das autoridades Municipais, exercendo um verdadeiro ato de cidadania, fortalecendo os ideais de democracia e explorando de forma lúdica a consciência crítica da criança.

– Fortalecer os ideais de democracia

– Integrar as escolas em torno do trabalho para a preservação do meio ambiente.

– Conhecer a rotina e atribuições de trabalho de gestores públicos e do legislativo

Parcerias para a execução do projeto:

– Administração Pública Municipal

– Câmara Municipal de Vereadores

– Secretários Municipais

– Escolas Municipais e Estaduais

Cronograma de execução do projeto  iniciou com

1. Lançamento do projeto na escola

2. Elaboração do projeto

3. Escolha dos representantes da escola

4. Apresentação do projeto

5. Divulgação dos eleitos e respectivos cargos: Prefeito Mirim, Vice-prefeito Mirim, Secretários Mirins e Vereadores Mirins

6. Posse das autoridades Mirins

7. Dia de atividade com os estudantes eleitos

8. Presença de autoridades municipais nas escolas, com início do cronograma de visitação  no mês de abril

 – Participação na Sessão da Câmara de Vereadores

– Um dia na Prefeitura acompanhando a rotina das autoridades

– Participação no Programa de Rádio da Prefeitura

          Cada Escola participou  com um projeto e um candidato(a).

3.        Os candidatos(as) apresentaram o projeto de sua escola .

4.        A  banca avaliadora escolheu dentre os projetos dois que se destacarem pela aplicabilidade e relevância do tema.

5.        O projeto escolhido em 1º primeiro lugar será aplicado nas escolas do município durante o ano letivo de 2018.

6.        O (a) aluno(a) que apresentou o projeto será o (a) novo(a) Prefeito(a) Mirim para o exercício 2018/2019.

7.        O projeto escolhido em 2º (segundo) lugar será aplicado nas escolas do Município durante o ano letivo de 2019.

8.        O(a) aluno(a) representante do  2º (segundo) será o(a) Vice-prefeito(a) Mirim para o exercício 2018/2019.

9.        Os(as) demais  alunos participantes participarão de um sorteio para as pastas de Secretários Mirins  para o exercício 2018/2019.

10.      Os alunos que foram segundo colocados  na fase escolar ocuparão o  cargo de Vereador Mirim e representarão suas escolas em eventos municipais

11.      As autoridades Mirins representarão suas escolas em eventos municipais.

12.      Em data a ser agendada posteriormente, as Autoridades Mirins despacharão com as autoridades Municipais durante 01 (um) dia, acompanhando-os em seus compromissos, bem como na Sessão da Câmara de Vereadores.

13.      A posse das autoridades mirins será dia 26 de abril, às 14 h, no Salão Paroquial.

As autoridades Mirins para os anos de 2018/2019 serão:

   Nome

Escola

Projeto

 

Kamily Machado Maciel

EEEB Pe. Antônio Sepp

“Dengue aqui, nunca mais”

Prefeita Mirim

Letícia da Roza Pinto

EMEF Dr. Augusto N. Silva

Conhecer para Prevenir

Vice-Prefeita Mirim

Valentina Deves Castro

EMEF São Martim

Nossa Escola no combate da Aedes Aegypti

Secretária de Agricultura

Ana Caroline Moura Rodrigues

EMEF Orestes Ghisleni

Nossa Escola Contra a Dengue

Secretária Mirim de Saúde e Assistência Social

Samuel de Brito Faccin

EEMEF José Cassiano

Dengue? Nem pensar

Secretário Mirim de Administração

Bruno Jeferson dos Santos Machado

EMEF Eduardo Damião

Aedes, aqui não

Secretário Mirim da Fazenda

Miguel Cassiano Dutra

EMEF Prof. João de O. Costa

Pequenas Mudanças Dão Grandes Resultados

Secretário Mirim de Obras

Bernardo Correa Albrecht

EMEF José do Patrocínio

Vencendo a Dengue

Secretário Mirim de Educação e Cultura