AUTORIDADES MIRINS PARTICIPAM DE SESSÃO ORDINÁRIA NA CÂMARA.

A Administração Municipal participou no dia 21 de maio de 2018, da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, que contou com a participação das autoridades mirins, as quais foram escolhidas entre os alunos das escolas municipais e estadual de São Miguel das Missões e nesta oportunidade conheceram a ordem dos trabalhos de uma Sessão Plenária, dentro das metas estabelecidas no projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação em que o Poder Legislativo e Executivo são parceiros nesta importante atividade de ética e cidadania. Estiveram presentes neste evento, a Vice-prefeita em Exercício, Jussara Ana Bittencourt e Secretários da Administração Municipal, sendo que a Vice-prefeita aproveitou para elogiar as escolas pelo projeto e a Secretaria de Educação pelo tema relacionado ao controle da dengue, momento em que parabenizou as autoridades mirins e ressaltou a importância das crianças estarem envolvidas neste projeto que tem um tema importantíssimo de ser debatido em família, na escola e comunidade. Assim como relatou as autoridades mirins como se realizam os trabalhos na Administração Municipal e a importância das autoridades e de seus cargos para o funcionamento desta verdadeira engrenagem que é o Poder Público.

No ato estiveram presentes além das autoridades oficiais, a Senhorita Kamily Machado Maciel, Prefeita Mirim, aluna da Escola Estadual Padre Antônio Sepp; Senhorita Leticia da Roza Pinto, Vice-prefeita Mirim, da Escola Municipal Dr. Augusto Nascimento e Silva. Os Vereadores e Vereadoras Mirins: Ana Vitória de Matos Haase, da Escola Municipal São Martim; Bianca Rakelly Corrêa Buchner, da Escola Municipal José do Patrocínio; Bruna dos Reis Bernardi, da Escola Municipal José Cassiano; Gabriel Gonçalves Nascimento, da Escola Municipal Eduardo Damião; Luana dos Santos, da Escola Estadual Padre Antônio Sepp; Maria Eduarda Beskow, da Escola Municipal Professor João de Oliveira Costa; Samira Munareto Pereira, da Escola Municipal Orestes Ghisleni; Veronice Aparecida Santos Kusiak, da Escola Municipal Dr. Augusto Nascimento e Silva. Os Secretários e Secretárias Mirins: Secretária Mirim de Saúde e Assistência Social Ana Caroline Moura Rodrigues, da Escola Municipal Orestes Ghisleni; Secretário Mirim de Educação, Turismo e Cultura, Bernardo Corrêa Albrecht, da Escola Municipal José do Patrocínio; Secretário Mirim da Fazenda, Bruno Jeferson dos Santos Machado, da Escola Municipal Eduardo Damião; Secretário Mirim de Obras, Miguel Cassiano Dutra, da Escola Municipal Professor João de Oliveira Costa; Secretário Mirim de Administração, Samuel de Brito Faccin, da Escola Municipal José Cassiano; Secretária Mirim de Agricultura, Valentina Deves Castro, da Escola Municipal São Martim. A sessão contou com a presença dos diretores, professores, pais, alunos e comunidade em geral.

O Projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Poder Legislativo visa desenvolver de maneira eficiente a compreensão sobre ética e cidadania, e o tema defendido neste projeto foi a erradicação do problema da dengue. Dentre todos os projetos desenvolvidos o mais amplo foi o da prefeita mirim Kamilly Machado Maciel que vem incentivando o cultivo da Crotalária, uma leguminosa, tipicamente plantada após a retirada das produções em lavouras, um tipo de adubação verde. Vinda da lavoura, a Crotalária vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins de casas e empresas. Isso porque descobriu – se nela uma poderosa arma biológica para o controle da dengue.

 A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue, que busca colocar ovos em água parada. Assim, como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue, acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta que é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. O projeto foi de grande êxito e o Poder Executivo parabeniza a Secretaria Municipal de Educação pelo projeto e a todos os envolvidos pela colaboração.