Login Cadastro Mapa Fórum
Aldeia Tekoa Koenju (1)  Barreiro e Fazenda (1) 
Caminho das Missões (8)  Casa de Passagem (0) 
Casa Indígena (1)  Cemitério (1) 
Colégio (1)  Cotiguaçu (1) 
Cruz Missioneira (1)  Fazenda Triunfo (1) 
Fonte Missioneira (1)  História Jesuítica Guarani (1) 
Igreja (2)  Museu das Missões (1) 
Oficinas (1)  Pórtico (1) 
Praça (1)  Quinta (1) 
Sacristia (1)  Sépe Tiaraju (1) 
Sitío Arqueológico (1)  Som e Luz (1) 
O Gaúcho

O gaúcho é o tipo característico da campanha. É o nome que se dá ao homem do campo na região dos pampas e, por extensão, aos nascidos no Rio Grande do Sul. O termo gaúcho passou a se generalizar a partir de 1800. Até então, os nascidos no nosso Estado eram chamados continentinos ou rio-grandenses.

Pós Jesuítico
1777 – Assinado o Tratado de Santo Idelfonso que tenta definir os limites entre terras de Espanha e Portugal. 1782 – Povoadores portugueses expansionistas tomam os primeiros contatos com índios das Missões que aparecem para servir de peões nas estâncias.
Guerra Jesuítica
1753 – O padre Lope Luís Altamirano, comissário, encarregado pelo Geral da Companhia de Jesus de convencer os índios a cumprirem o Tratado de Madri, tem que fugir, escoltado, ante a fúria da revolta dos guaranis.
2º Ciclo Jesuítico
Um dos capítulos do livro “OS SETE POVOS DAS MISSÕES”, de Mário Simon,  dedica-se a apresentar de maneira clara e resumida os fatos mais marcantes da História das Missões.
MONUMENTO AO ÍNDIO
O monumento é uma homenagem ao índio missioneiro pelo heroísmo e resistência durante a Guerra Guaranítica.
FONTE JESUÍTICA
ESTAÇÃO FÉRREA / MEMORIAL COLUNA PRESTES
O prédio da antiga Estação Férrea, construído em 1921 faz parte dos prédios tombados por sua importância histórica e social.
CAPELA DO VERZANI