Home
Comunicação
Galeria de Fotos
Contas Públicas
Links
Concursos
Legislação
Licitações
Login
Prefeitura de São Miguel das Missões, 26 de Fevereiro de 2012
    Conheça São Miguel
    História
    Perfil
    Hino do Município
    Secretarias

 

 Agricultura

APRESENTAÇÃO
 
 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

                 “Todos os dias, desde o amanhecer, milhões de brasileiros cultivam uma de suas grandes paixões: a produção agrícola. Eles planejam, criam, cuidam e colhem seus produtos buscando sempre eficiência no trabalho e harmonia com o meio Ambiente.” 

                       (Fonte: Revista Terra, Mar 2010/Ano III 005).

A secretaria vem realizando serviços como:

 

* Manutenção de Botijão de Nitrogênio das associações, das localidades do município, totalizando 16 botijões;

*Auxílio à COOPAF e Assistência Técnica;

* Distribuição de mudas nativas, ornamentais, frutíferas, eucaliptos, hortaliças e flores;

* Na Horta Municipal (produção de hortaliças para creches, hospitais e escolas);

* Elaboração de projetos, tais como: Ervas medicinais, Eucaliptos e Patrulha Agrícola;

* Encomendas de mudas de alevinos e entregas;

* Assistência dos Veterinários, Agrônomo e Técnico Agrícola, para o interior do município como exames, vacinas, inseminações, vistorias e outros em geral;

* Inscrição para o Financiamento do Plano Nacional de Crédito Fundiário em parceria com a Emater;

* Reservas de semente de milhos Safra e Safrinha, elaboração do contrato e entrega;

* Serviços de máquinas:

(RETROESCAVADEIRA, CAMINHÃO, TRATORES com implementos como: ENCILADEIRA, GLOBE E SEMEADEIRA);

– Abertura e limpeza de bebedouros;

– Encascalhamentos para produtores de leite;

– E demais serviços em geral;

Sob a coordenação do Secretário Municipal Valdenor Barros da Silva e sua equipe de funcionários, está a disposição da comunidade através do fone: (55) 3381-1300 – Ramal 222.

  

PRINCIPAIS AÇÕES E PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

 

PROJETO BALDE CHEIO

 

 

A Secretaria de Agricultura tem firmado um convênio com a Embrapa Pecuária Sudeste e Cooperideal para desenvolver o Projeto Balde Cheio.

O Projeto Balde Cheio visa a transferência de tecnologia que ajuda no desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares, promovendo a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorando os impactos sociais, econômicos e ambientais.

Foi selecionado uma propriedade rural que se tornará uma Unidade Demonstrativa, onde serão implantadas técnicas para aumento da produtividade. Com o evoluir do processo esta propriedade servirá para visitas de outros produtores que receberão as informações de como foi implantado cada etapa, os resultados conseguidos e como implantá-los em suas propriedades.

 

 

 

VIVEIRO MUNICIPAL

 

 

O Viveiro Municipal vem desempenhando através da equipe responsável um trabalho de distribuição de Mudas Nativas, Mudas Ornamentais e Flores para os agricultores do interior, Escolas, Entidades e á comunidade de São Miguel das Missões.

Hoje temos 9.161 mudas nativas, incluindo ornamentais e algumas frutíferas e 1000 mudas de flores. Foram entregues este ano cerca de 3.302 mudas de árvores Nativas e 7.000 de Flores.

 

 

HORTA MUNICIPAL

 

 

A Horta através da equipe de funcionários trabalha na produção de mudas de Hortaliças, tais como: ALFACE, REPOLHO, BRÓCOLIS, COUVE-FLOR, TEMPERO-VERDE, etc.

Também é distribuído á comunidade de São Miguel muda de alface, repolho, e uma vez por semana é distribuída cerca de 70 unidades de hortaliças para ESCOLAS MUNICIPAIS E CRECHES.

A Horta tem acompanhamento Técnico e orientações do Eng. Agrônomo e Técnico Agrícola, que orientam sobre a atividade do cultivo de hortaliças em nosso Município.

A Secretaria de Agricultura, através da sua equipe de funcionários juntamente com o Técnico Agrícola, vem realizando o plantio de mudas na RS 536 pelo Projeto de Arborização no município, e também realizando podas de árvores no perímetro urbano.

 

 

SIM (Serviço de Inspeção Municipal):

 

Tendo como responsável Técnico o Veterinário Sandro Ribas, atuando na Inspeção de produtos de origem animal, como o Matadouro de Bovinos, Embutidos Javali, Agroindústria do Leite, Agroindústria do Mel, Abatedouros de Frango, e fiscalização de alimentos de origem duvidosa.

 

PATRULHA AGRÍCOLA

 

O projeto da Patrulha Agrícola foi desenvolvido e será implantado no município de São Miguel das Missões no mês de agosto pela Secretaria Municipal da Agricultura com o intuito de melhorar a qualidade de vida do pequeno agricultor na Agricultura Familiar.

Os serviços de máquinas da Patrulha Agrícola do Município serão por tempo determinado e destinam-se preferencialmente aos pequenos agricultores que explorem a atividade agrícola, em regime de agricultura familiar, e que tenham no máximo uma área composta de 50 (cinqüenta) hectares ou 2 (dois) módulos.

Os serviços serão efetuados mediante solicitação do interessado, que se reportará expressamente à Secretaria de Agricultura do Município, indicando quais os tipos de serviços que necessita o maquinário e a estimativa de horas de trabalho que serão necessárias à consecução dos serviços.

Para o uso de 01 (um) trator serão disponibilizados 05 (cinco) horas e para o uso de 02 (dois) tratores 06 (seis) horas, no máximo. Ao agricultor beneficiado com o serviço da Patrulha Agrícola será cobrada uma tarifa pelos trabalhos que serão feitos, por hora, sendo 15 (quinze) litros de óleo diesel para o trator com até 75 CV, e 20 (vinte) litros de óleo para o trator com acima de 75 CV, independente da área ou tamanho da propriedade, tarifa que cubra pelo menos o consumo de combustível da máquina e a despesa com remuneração do servidor operador de máquina.

O agricultor requerente dos serviços, após a autorização de execução dos mesmos, deverá recolher o valor da tarifa antes da data marcada para o inicio dos trabalhos, diretamente na tesouraria do Município. Se por qualquer motivo os serviços não forem realizados ou houver desistência do agricultor interessado, o valor ser-lhe-á restituído.

Para participar do projeto, o agricultor não pode estar em dívida ativa com o município, salvo se o mesmo regularizar sua situação junto ao departamento dos tributos, e o agricultor não pode possuir trator em sua propriedade.

A patrulha agrícola conta com os seguintes implementos:

 

– 02 Tratores Ford;

– 01 Semeadeira;

– 01 Globe;

– 01 Enciladeira;

– 01Scraper;

– 01 Jumbo.

 

          Projeto em andamento da aquisição de um distribuidor de calcário e adubo.

  

Retro Randon e Caminhão GM

 

O Agricultor que necessitar de serviços com a retroescavadeira deverá se dirigir à Secretaria de Agricultura do Município a fim de buscar orientações técnicas para a execução de serviços. Serão cobrados 30 (trinta) litros de óleo diesel por hora trabalhada para cobrir os custos referentes aos serviços realizados.

A Secretaria Municipal da Agricultura juntamente com a Secretaria Municipal de Transporte já estão implantando o projeto de encascalhamento da entrada das propriedades dos agricultores produtores de leite. Cerca de 40 produtores de leite já foram beneficiados neste ano pelo projeto.

Neste ano aproximadamente 160 agricultores já foram beneficiados com os serviços da retroescavadeira, com os mais diversos tipos de serviços, tais como o consertos de açudes, bebedouros, encascalhamento, abertura de fossas, abertura de buraco pra silagem, limpeza de boeiros, retirada de tocos, entre outros.

 

A Secretaria de Agricultura vem dando assistência Técnica, as Agroindústrias e Projetos do nosso Município:

 

  • AGROINDUSTRIA DA MANDIOCA:

Localizado: Serra São José,

Com capacidade instalada: 8.000 kg tonelada por dia;

Produtos principais: farinha seca, torrada e amido doce;

O processo de produção é através de associação, e os trabalhos na agroindústria fica sob responsabilidade de um grupo de agricultores familiares do município. A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura juntamente com a Emater prestará assistência técnica no cultivo da mandioca. Também fará a capacitação dos associados que irão trabalhar na agroindústria. A construção se encontra em fase final da obra da sede e os equipamentos estão em fase de licitação.

Prazo para início de funcionamento: Safra 2011;

O Empreendimento se encontra com Licenciamento Ambiental aprovado.

 

  • AGROINDUSTRIA DO LEITE:

Localizado: Mato Grande;

Capacidade Instalada: 12.000 lts p/ mês, ou seja, 500 lts por dia;

Produtos principais: leite pasteurizado, iogurte e queijo;

O processo de produção é através de associação, e da mesma forma os trabalhos realizados fica sob a responsabilidade deste grupo de agricultores familiares, tem a Assistência Técnica da Secretaria de Agricultura através da inspeção rotineira na industrialização dos produtos lácteos.

 

  • MICRODESTILARIA DO ÁLCOOL:

      Localizado: Assentamento da Barra;

      Capacidade instalada: 1.200 lts por dia;

      Agricultores envolvidos: 28 famílias da associação Grito Sepé Tiaraju;

       Produtos principais: Álcool Etílico Hidratado;

       O conjunto de industria que estão sendo instalado faz parte de um

  Programa de Agroindustrialização Familiar;

  Obedecerão as etapas de licenciamento ambiental, inspeção sanitária e

   Legalidade fiscal, através da COOPAF e comercialização.

 

  • ABATEDOURO DE FRANGO:

 Localizado: Rincão dos Ribas;

 Capacidade: 15.000 frango por mês;

 Produção: Frango;

O processo de produção será através de associação municipal de produtores

 De frango do Município;

Obedecendo as etapas: licença de instalação, licenciamento ambiental, inspeção sanitária;

Legalidade fiscal através da COOPAF e assim como a comercialização.

 

 

  • AGROINDUSTRIA DO MEL:

Localizado: Casa do Mel

Capacidade: 250 kg de mel por dia;

Beneficiados: 40 famílias diretamente e 140 indiretamente;

Com diversos equipamentos de processamento (mesa desoperculadora, centrífugas, tanque Pré-Filtro, bombas e decantadores);

As instalações foram construídas de acordo com as exigências ambientais e sanitárias.

 

  

EXPOFEIRA

 

A Secretaria da Agricultura é uma das apoiadoras e colaboradoras da Expofeira, realizada em São Miguel das Missões. Colaborando na área de infra-estrutura, comissão central, comissão de eventos técnicos, comissão de exposição agropecuária e comissão de fiscalização sanitária.

 

Emater

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura tem parceria com a Emater. Além de colaborar na elaboração de projetos, Crédito Fundiário junto com o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) fornece a infra-estrutura para a mesma, com o pagamento da locação de um prédio, água e luz.

Quadro de Funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura.

 

Secretário:

Valdenor Barros da Silva.

 

Setor Administrativo:

Elienara Alves

Dione Ávila.

 

Equipe Técnica:

Vet. Sandro Ribas, chefe da Inspeção Municipal.

Vet. Gláucia Firigolo, coordenadora do projeto Balde Cheio.

Engº. Agrônomo Waldir Francisco Scollari Pillon.

Téc. Agrícola Osmar Bastos.

Fiscal de Inspeção Marilene Ribas.

 

Motorista:

José de Matos.

 

Operador de Máquina:

João Onofre.

 

 

Tratorista:

João Francisco Alves Furtado;

 

Viveiro Municipal:

Adão Menezes;

Marcelino Matos;

Edegar Matos;

Albino Silva.

 

Inspetoria Veterinária e Zootecnia:

Médica Veterinária Caroline Fontoura da Costa;

Cristina Souza;

Enimar Marques.

 

Arborização:

Adilson Castanho.

 

 





Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões - RS
Rua 29 de Abril, 165 - CEP: 98865-000 - Fone/Fax: (55)33811300
saomiguel.prefeito@sol.psi.br - saomiguel.fazenda@sol.psi.br